Teremos no mês de julho a 3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos, que neste ano, terá o tema: “Por políticas públicas saudáveis e sustentáveis”. Seus organizadores entendem a precarização das relações de trabalho, o desmonte das políticas de seguridade social e educação contribuem para o adoecimento agudo da população brasileira, pois amplia o dano já criado pelas desigualdades sociais. Neste sentido, é preciso repensar o papel das políticas públicas e as organizarem para produzir vida e saúde.
Dentro deste debate por políticas públicas saudáveis e sustentáveis, quatro temas foram eleitos como prioritários para a reflexão: I. Enchentes e Saneamento em Manguinhos; II. Sucateamento e precarização da assistência à saúde; III. Desemprego; IV. Violências e seus impactos na Saúde. Estes temas comporão sessões com breves preleções, seguidas do microfone aberto.
Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades conferenciais serão remotas. Entretanto, considerando as dificuldades de acesso, a ideia é se constituir alguns polos, em locais arejados, com baixa densidade de pessoas, para que as lideranças sociais sem internet possam participar.
A realização da 3ª Conferência Livre de Saúde de Manguinhos no primeiro ano do novo governo municipal busca promover um debate sobre a importância da realização de conferências locais relacionadas à política de saúde municipal.