A Caravana Itinerante da Juventude (CIJoga) é uma iniciativa que visa promover espaços de diálogo, estimulando e desmistificando o conceito de participação. A Caravana busca i ncentivar a participação política e social das juventudes periféricas do Rio de Janeiro nos diferentes espaços, tanto político-institucionais como da sociedade
civil organizada. É desenvolvido por seis jovens de diferentes periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (como Campo Grande, Nova Iguaçu e Vila do João). As Caravanas Itinerantes são espaços de diálogo com metodologias dinâmicas, rodas de conversa e debates baseados na discussão de temas que incentivam a potência juvenil e façam com que eles pensem soluções através de técnicas inovadoras para seus problemas, protagonizando a efetividade das políticas públicas em seu cotidiano local, escolar, familiar e etc.
Durante a Pandemia da Covid-19, no ano de 2020, nos juntamos à União Coletiva pela Zona Oeste, que foi criada a partir da urgência em prestar assistência à famílias da extrema Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A União Coletiva pela Zona Oeste reúne 13 coletivos socioculturais que atuam nos bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba. Juntos atuamos em rede e ajudamos cerca de 3.500 famílias. Foi um momento muito marcante para todes nós. Pois tivemos que reinventar nossa prática
e assumir um papel assistencial que ainda não fazia parte do nosso campo prático. Mas foi um período de grande luta e aprendizado, pois nós, enquanto iniciativas da Zona Oeste, começamos a nos comunicar mais e traçar novos caminhos coletivos.
Foto: Acervo CiJoga
No dia 8 de dezembro de 2020, um dia antes de completarmos dois anos de existência, recebemos, através da União Coletiva pela Zona Oeste, o prêmio Carolina Maria de Jesus, da Comissão de Direitos Humanos da Alerj. E para comemorar muita resistência da nossa iniciativa, realizamos um evento online com jovens que são especialistas da própria realidade, moradores de diferentes partes da cidade do Rio de Janeiro para falar um pouco sobre políticas públicas, tratando de temáticas que sempre apareciam nos nossos encontros presenciais: Educação, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Saúde.
Nosso público-alvo são jovens de periferias e favelas do Rio de Janeiro. Desse encontro buscamos tirar propostas para a prática de advocacy e para nos ajudar a pensar estratégias de atuação para 2021.
Durante esses 2 anos, já fizemos atividades e palestras em 4 estados do Brasil e já fizemos uma palestra internacional na Alemanha. Nossa área de atuação é no campo da Participação Social, Juventudes Periféricas, Fortalecimento Democrático e Cultura Política. Seguimos coletivamente em 2021 buscando uma transformação social efetiva para as periferias e favelas no Brasil que agora, mais do que nunca, precisam estar fortalecidas para enfrentar as ausências de políticas públicas e sobreviver a essa pandemia.
Crédito das imagebs: Acervo CIjoga e União Coletiva pela Zona Oeste