Evento de comemoração da Campanha aconteceu em 4 favelas do Rio de Janeiro
Na sexta-feira, dia 09 de abril, a campanha “Se liga no Corona” completou seu primeiro ano de existência. A campanha tem foco na prevenção ao novo Coronavírus considerando as condições de vida e habitação de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental, com foco em favelas e periferias urbanas.
A ação aconteceu nas comunidades do Alemão, Maré, Manguinhos e morro dos Macacos e contou com distribuição de máscaras e circulação de carro de som explicando as formas de prevenção à doença.
Em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, a distribuição ocorreu nas comunidades do Mandela 2 e Amorim, locais com grande taxa de infectados pelo vírus, e associações de moradores, além de comércios com grande circulação de pessoas.
Segundo o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, o número de casos confirmados é 36.649. No complexo de Manguinhos já soma 830 casos e 70 óbitos. Entre as favelas com maiores casos da doença estão: Complexo da Maré, na primeira posição e Complexo do Alemão na terceira posição.
A pandemia tem mexido muito com a saúde mental das pessoas, o mundo virtual tem feito um papel de aproximar pessoas e ao mesmo tempo afasta-las. A tecnologia tem sido essencial para que os trabalhos continuem acontecendo e o mundo não pare totalmente. Mas acaba aproximando quem está longe e afastando quem está por perto. Nada substitui uma conversa olho no olho.
Na comunidade do Amorim, moradores relataram a falta de conversarem na calçada, irem para suas reuniões religiosas e terem seu lazer sem medo desta doença que assombra nosso país e o mundo. Na ação ficou claro como os moradores estão carentes de assistência do governo, e como tem se sentido sozinhos. Muitos pararam durante a ação para apenas conversarem e contarem como estão enfrentando este momento complicado, mas que um dia irá ter seu fim.