Isolamento Social Frouxo e Automedicação contra Covid-19 em Catiri

Foto: Auricélia Mercês

Catiri é um sub-bairro de Bangu. Segundo relatos de moradores, no Catiri, o isolamento social tem sido frouxo, havendo aglomerações, baixa adesão ao uso de máscaras, presença significativa de crianças nas ruas. Há relatos de que muitos moradores não conseguiram acessar o benefício emergencial e estão passando necessidades e que tiveram muitos casos de contaminação por Covid-19 incluindo vários óbitos.

Segundo a coordenadora do Posto de Saúde, Íris, entrevistada por Auricélia, do Museu Bumba Meu Boi, a unidade não interrompeu em nenhum momento o atendimento aos grupos prioritários e aos poucos as agendas estão sendo retomadas, com horários espaçados, para não haver aglomeração. Em relação à vacinação contra influenza, houve baixa adesão. Segundo Auricélia, a maioria das pessoas da comunidade que tiveram parentes com suspeita de Covid-19 se automedicaram, não procuraram o posto de saúde e usaram ivermectina. Um ponto positivo, destacado por moradores, é a união para construir redes de solidariedade e ajuda mútua.

A automedicação contraria as orientações das autoridades de saúde que recomendam a procura dos serviços de saúde no caso de agravamento do quadro clínico dos sintomas relacionados a Covid-19.

Texto por: Auricélia Mêrces, Membro da Associação Raízes Gericinó

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Veja Também