Chuvas na Rocinha causa alagamento

Antônio Xaolim, Morador da Rocinha
Foto: Extra Globo

O último temporal que desestruturou a Rocinha foi dia 22 de setembro de 2020. Conforme informações da mídia, choveu 95 milímetros, causando uma das maiores enchentes e alagamentos aqui na favela. A favela, o Morrão, ele tem dois pontos de grandes alagamentos, isto porque as águas que vem das encostas, em forma de corrente e dos talvegues, que são pequenos canais formados pelas chuvas ou becos e vielas, onde passam pequenas valas. Desta vez, não causou danos humanos, com consequências de mortes; causou somente danos materiais e riscos iminentes de desabamentos e acidentes com pessoas.

Na Rocinha, tem dois pontos que alagam muito: um é a Estradada Gávea, que forma um rio das águas que vêm das encostas e talvegues. A Estrada da Gávea tem um sistema de galerias totalmente entupido. Então as águas que vem das encostas do lado da mata descem arrastando tudo, se encontram na Estrada da Gávea, que, por sua vez, forma um rio que vai arrastando motos e pessoas. E essas águas vão parar no Largo

do Boiadeiro, que inunda todo o comércio local, vão para a Via Ápia e vão sendo acumuladas no sub-bairro chamado Campo Esperança, onde tem um enorme valão, parcialmente canalizado, que recebe todas as águas de todos os lugares da Rocinha, criando uma enorme inundação. Eu falei das águas que vem da mata. Agora vou falar das águas que vem do Morro Dois Irmãos. Olhando da passarela para dentro da Rocinha, o lado esquerdo é a mata e o lado direito é o Morro Dois Irmãos. A partir do olhar da passarela tem uma calha: esta enorme calha foi feita para conter as águas que descem do Morro Dois Irmãos. Esta calha, em uma parte, ela está quebrada e furada, mas não sabemos a causa. E isso tem muitos anos. Então toda água que vem do Morro Dois Irmãos passa por essa calha e por esse buraco na calha, entra na favela, no chamado sub-bairro; arrasta os barracos e vai formar o alagamento no sub-bairro Campo Esperança, onde tem esse valão. Então junta as águas que vêm da parte da mata, passando pela Estrada da Gávea, e as águas que vêm do Morro Dois Irmãos; forma naquela área um super alagamento inundando todas as casas ali, prejudicando, basicamente, 10 a 20 mil moradores que moram somente naquela área. Importante entender que a Rocinha é uma bacia. Então, ali, é o fundo da bacia. Alaga tudo. É necessário urgentemente reparar esta calha na encosta do Morro Dois Irmãos. Urgente, urgentíssimo. E o restante da água vai pra São Conrado, passa pelo chamado complexo esportivo, inunda tudo ali, as crianças ficam sem esportes; e vai pra São Conrado, inundando a parte baixa da Estrada da Gávea, inundando também o Shopping Fashion Mall. Esse prejuízo é constante quando ocorre as chuvas de verão.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Veja Também