No dia 30 de abril deste ano, o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) realizou seu primeiro encontro presencial desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. O encontro aconteceu no prédio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), onde também funciona o Pré-vestibular Popular Construção. No encontro, professores e coordenadores de diferentes pré-vestibulares do estado do Rio de Janeiro que compõem o fórum trataram das próximas atividades e da agenda de 2022. O Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro nasceu oficialmente em 2018 e é uma frente composta por prés sociais, comunitários e populares bastante diversos e diferentes entre si. Entretanto, sua história começa em agosto de 2017 quando, em homenagem aos 20 anos de fundação do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), ocorreu o I Seminário de Educação Popular de Pré vestibulares Comunitários do Rio de Janeiro no Museu da Maré. Já o II Seminário, organizado pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio (NEAd), teve como proposta a leitura e a discussão de uma carta-compromisso para a construção do Fórum. Os compromissos assumidos foram: manter diálogo e construir canais de comunicação entre os pré-vestibulares populares; realizar encontros periódicos para planejamento e formação; construir anualmente o Seminário de Educação Popular de Prés do Rio; desenvolver materiais didáticos e atividades político-pedagógicas coletivamente.
¹ Para saber mais sobre quem somos e quais pautas o FPVP-RJ defende, segue a nossa Carta de Princípios, de onde parte deste texto foi extraído: https://bityli.com/cartadeprincipios
A partir de março de 2019, as reuniões passaram a ser realizadas mensalmente e em dezembro do mesmo ano, o Fórum construiu o III Seminário de Educação Popular, que foi recebido pelo Pré-vestibular Popular Construção, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fiocruz. A partir deste momento, o FPVP-RJ iniciou um processo de diálogos com a Fiocruz, que culminou com a organização de um projeto de extensão chamado “Tecendo Diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior”, que iniciou seus trabalhos no ano de 2020. O referido projeto objetiva valorizar a educação superior e reforçar o campo da promoção da saúde a partir de ações coordenadas entre pré-vestibulares populares ou comunitários, universidades públicas, Fiocruz e movimentos sociais organizados em territórios urbanos socioambientalmente vulnerabilizados. Atividades de formação, produção de documentos e a realização de eventos que tragam visibilidade para a organização popular nos territórios e a promoção da saúde, comunicação popular e defesa da democracia, têm sido as principais ações conjuntas entre o FPVP-RJ e a Fiocruz no âmbito do Tecendo Diálogos.
Em 2020 – já contando com o suporte da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz através do projeto Tecendo Diálogos -, o FPVP-RJ organizou o IV Seminário de Educação Popular, que, em razão da pandemia do novo Coronavírus, deu-se de forma virtual no mês de outubro. Em 2021, além do V Seminário de Educação Popular, o FPVP-RJ e o Tecendo Diálogos realizaram quatro Encontros Temáticos, 12 Aulões virtuais e uma agenda permanente de reuniões do Fórum e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental.
Imagem: Acervo Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro
O retorno em 2022 aos encontros presenciais representa um fio de esperanças de que superaremos as adversidades enfrentadas por todos os pré-vestibulares populares, sociais e comunitários diante da pandemia, com perda de professores, estudantes e equipes de apoio, seja para o desemprego, para a própria Covid-19 ou para a ansiedade e depressão. Muitos pré-vestibulares populares seguem com uma forte carência de professores, de estrutura e de suporte para seguirem na defesa do acesso à universidade, da justiça social e da igualdade.
O Fórum de Pré-Vestibulares Populares é um enorme defensor da educação pública, laica, gratuita e de qualidade. Uma educação antirracista, antissexista, anticapitalista e respeitosa com a diversidade sexual, de gênero e religiosa de nossa sociedade. Uma educação voltada para a realidade dos estudantes, um ensino crítico que perpasse toda a vida do/a estudante e que possa intervir concretamente em sua realidade.
Imagem: Acervo Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro