O projeto cultural Ocupa Literatura na Baixada Fluminense está sendo promovido pela Rede Baixada Literária, coletivo de 20 bibliotecas comunitárias que atua em Nova Iguaçu há mais de dez anos em prol da democratização do acesso ao livro e à leitura literária de qualidade, e coordenado pela Associação Comitê Ponto Chic (ACOPC). A ideia do projeto é ocupar com Literatura diferentes espaços e incentivar a leitura literária nos territórios por onde passa. Dessa vez, serão três territórios da Baixada Fluminense beneficiados com a ação: Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias.
Esse projeto, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio do Edital Retomada Cultural RJ 2, além de contribuir com a difusão artística e literária nos municípios onde serão realizadas as ações por meio de encontros, apresentações artísticas e oficinas, fortalece os demais coletivos baixadenses parceiros da Rede Baixada Literária em diferentes segmentos da cultura e valoriza leitores, autores e fazedores de cultura das comunidades.
Em todos os Ocupas serão realizadas as atividades de mediação de leitura, jogos literários, poesia ao pé do ouvido, chuva de poesia, libertação de livros, balões poéticos, oficina de marcadores de página e oficina de dedoche de autores da baixada fluminense. A realização desse evento é de extrema importância, sobretudo pelo momento atual marcado pelo distanciamento pós-pandêmico, uma vez que fomenta as ações literárias em bairros periféricos cuja população sofre com os altos índices de vulnerabilidade social, expandindo uma ação que já acontece em Nova Iguaçu para outros municípios. Em contrapartida, ainda envolve atores sociais de outros segmentos culturais.
Bate-papo com autora Hanny Saraiva em Nova Iguaçu
Imagem: Acervo Projeto Cultural Ocupa Literatura na Baixada Fluminense
O projeto conta com artistas remunerados e voluntários, todos envolvidos no planejamento das atividades. A execução dessa ação acontecerá na sede da Associação Comitê Ponto Chic (ACOPC), em Nova Iguaçu, no dia 19/11/2022; no Centro Cultural Nossa Casa, em São João de Meriti, no dia 03/12/2022; e na Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva, em Duque de Caxias, no dia 07/01/2023. Sem restrição de público, estão convidados: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos moradores dos bairros e adjacências onde os espaços estão localizados, frequentadores dos espaços. Além das atividades de mediação de leitura, oficinas literárias e jogos literários, em Nova Iguaçu, aconteceu uma Oficina de Teatro em parceria com a Villelarte Produções, um bate-papo com a autora iguaçuana Hanny Saraiva e uma apresentação de dança da Lilian Lopes.
Imagem: Acervo do Projeto Cultural Ocupa Literatura na Baixada Fluminense
Já em São João de Meriti, no Centro Cultural Nossa Casa, foi promovido um show da Trupe Abra Coco, um bate-papo com a autora meritiense Nice Neves e uma oficina de Grafi te com o artista FML graffiti.
Oficina de Graffitti com FML
Imagem: Acervo Projeto Cultural Ocupa Literatura na Baixada Fluminense
Em Duque de Caxias será realizada em 2023, na Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva, uma mediação de leitura por Shirley Garrido, um bate-papo com a autora Andreia Marques e uma Oficina de Ilustração com Carla Silva.
O Ocupa Literatura apresenta resultados exitosos principalmente por tornar popular e acessível à literatura por onde passa. Com suas mais diversas atividades literárias, aproxima o leitor dos autores, possibilitando o incentivo à escrita criativa; despertam a criatividade, desenvolvem a imaginação e deixam em quem participa a vontade de transmitir o que aprenderam, provoca um misto de sentimentos aos espectadores além de valorizar os profissionais que trabalham nos territórios. Em todos esses momentos, a literatura é o elo que conecta todas essas linguagens artísticas.
A Rede Baixada Literária, principal responsável por esta ação, tem como base os ensinamentos de Antônio Cândido que defende a luta pela Literatura como Direito Humano, fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Essa perspectiva possibilita identificar e contribuir para a projeção de indivíduos marginalizados dado ao território que ocupam, além de vistos pela lógica das ausências. O funcionamento ativo das bibliotecas nas diferentes centralidades do município busca, ao longo de mais de uma década, apostar e fortalecer as potências dos moradores nos quais os espaços estão inseridos.
Por ser uma ação cultural essencialmente planejada para locais afastados dos grandes centros, o Ocupa Literatura é sempre muito aguardado e bem-vindo aos moradores das periferias. Perpassa as cadeias mediadora, criativa e produtiva do livro, tornando-se uma ação de grande abrangência literária que atinge todos os públicos e os incentiva a querer mudar a realidade de onde vivem. Estimula o pertencimento quanto a querer fazer e produzir cultura dentro do território. É reconhecida por ser um importante caminho para o combate a desigualdade social e demais formas de opressão, garantindo a representatividade e a participação coletiva. Não à toa, em 2018, essa ação foi finalista no 23º Concurso FNLIJ: Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil.