Sobre o Episódio
Nesse novo episódio, o Radar Saúde Favela abre a escuta para Hortense Mbuyi, imigrante congolesa que reside no Brasil há quase 10 anos. Nascida na República Democrática do Congo, país que deixou após sofrer perseguição política, ela é advogada, intelectual e militante.
Nesse depoimento, Hortense reflete criticamente sobre a situação dos imigrantes em solo brasileiro, demonstrando como o Brasil é um país que recebe, mas que não acolhe aqueles e aquelas que aqui desembarcam, visto que não há processo de integração social e políticas públicas de acolhimento.
Por meio de uma narrativa firme, de luta e de resistência, a nossa entrevistada aborda as dificuldades relacionadas ao acesso dos imigrantes aos serviços públicos de educação, saúde, moradia e trabalho, os choques culturais que envolvem a chegada ao novo país, as violências e, sobretudo, o racismo. Como afirma Hortense, a experiência do racismo, o que ela chama de uma aula negativa, foi vivida somente após a sua chegada ao Brasil; foi em nosso país que ela descobriu os efeitos perversos de uma sociedade em que os efeitos da escravidão persistem.
Equipe Técnica
Roteiro e produção: Fábio Araújo e Fábio Mallart
Transcrição e edição de entrevista: Taís de Amorim
Edição: Mariane Martins
Arte: Paulo Roberto Ribeiro
Revisão: Fábio Araújo e Fábio Mallart